Wednesday, 6 February 2013

BOLÃO, saxophonist


Bolão was the greatest Brazilian saxophone player during the late 1950s and 1960s. He consistently recorded albums for RCA records catering for the young set whose main goal was to dance at private parties or night-clubs.

Isidoro Longano (his real name) was born in 16 March 1925, in São Paulo, Brazil. He started playing the clarinet, flute and saxophone at an early age. Bolão started playing professionally in 1944, at only 19 years old in a Casino in Santos-SP. 

After gambling was out-lawed and all casinos were closed in 1946, Bolão kept playing with many orchestras at night-clubs and dancing halls with band leaders such as Jorge Fazolli, Rud Warton and Georges Henry until he joined piano player Robledo in 1950, who had a smart combo which recorded at Continental Records.  

Bolão also played at Sylvio Mazzucca's and Osmar Millani's orchestras until 1958, when he had the chance to form his own combo called Bolão & His Rockettes and started recording popular albums; first for Columbia Records and then switched to RCA Camden and RCA Victor. 

Bolão has also recorded under such pseudonyms as: Bob Longano (at Fermata), Edward Long (at RGE) and Crazy Cat's (at RCA). 

If one goes through Bolão's repertoire one can easily see what pop music used to be in those years. Here are some of his best recordings:

1 9 5 8 



ROCK sensacional - BOLÃO e seus Rockettes   -  Columbia - LPCB-37026  -  1958 

1. Boo-Da-Ba (Bill Doggett)
2. Buzz-buzz-buzz (John Gray-Robert Byrd)
3. The swingin' shepherd blues (Moe Koffman)
4. C'amon kiss me (Erlon Chaves)
5. Roc-a-chika (Warner Mac Pherson or Warner Mack)
6. Tarrentela rock (Frank Sandy)

1. Midnighter (Dave Burges)
2. De De Dinah (Bob Marcucci-Peter De Angelis)
3. El Rancho Rock (Ramos-Uranga)
4. Walkin' with Mr. Lee (L.Allen)
5. Short shorts (Thomas Austin-Bob Gaudio-Bill Dalton-Bill Crandal)
6. Big guitar (Frank de Rosa-Robert Genovese)



Liner notes written by D.J. Kalil Filho


Bolão, de nome Isidoro Longano, nasceu em 16 de Março de 1925 em São Paulo-SP. Em sua familia havia um único músico, o cunhado do menino Isidoro, que veio a ser seu professor de música e execução ao saxofone. Começou a estudar musica com 13 anos e teve os primeiros contatos com o clarinete e saxofone aos 15.

Com 20 anos - e já estamos em 1945, tornou-se profissional tocando no Cassino da Ilha Porchat em São Vicente-SP com a orquestra de Fernando A. Brasil. 

Depois, passou a integrar a orquestra do Parque Balneário Hotel em Santos-SP, cujo maestro era o argentino Jorge Fazolli, que hoje é band-leader nos Estados Unidos. 

Voltou para São Paulo e atuou na orquestra de Georges Henry. Logo em seguida fez parte da primeira formação do conjunto do Robledo. 

Seu próximo passo foi integrar a orquestra de Sylvio Mazzucca tendo participado da gravação do famosíssimo LP 'Baile de Formatura' LPCB-41.006, onde destacou-se em belíssimos solos. 

Atualmente, com seus Rockettes se apresenta em shows do Cine Rivoli, o mais moderno de São Paulo. 

Bolão atuou nas Radio Tupi, Bandeirantes e Nacional paulista, de onde saiu, agora, Junho de 1958. 

Em maio de 1958 firmou contrato com a Columbia Records para gravar solo. Seu primeiro 78 rpm foi 'Short shorts' e agora nesse longa-duração Bolão se apresenta numa seqüência de rocks espetaculares, arranjados pelo maestro Erlon Chaves. 

Em 1943, no início de sua carreira, Bolão tocou na 'Estadão', uma gafieira da Barra Funda, em São Paulo. Ele, com 18 anos, tocava na orquestra da gafieira, e certa feita, ao terminar um de seus primeiros solos, ouviu um dos prêtos virar-se p'ra outro e dizer: - 'O arroz aí, promete!'

O 'arroz' (branco) era o nosso Bolão, que se tivesse com aquele primeiro solo prometido alguma coisa, já pagou todas as promessas e um pouco mais. Êsse LP é a maior prova disso. Notas de Kalil Filho.   


1 9 6 1 


Favoritas dos brotos - Bolão e seu Conjunto - RCA Camden - CALB-5013 (1961)

1. Mу home town (Рaul Anka)
2. Dreamin’ (Вarrу de Vorzon-Ted Ellis)
3. Il tuo baсio è come un roсk (Adriano Сalentano-Vivarelli-Fulсi)
4. Рrettу blue eуes (Teddу Randazzo-Вob Weinstein)
5. Adam and Eve (Рaul Anka)
6. Сomuniсando (Рalomar-Quiroga Segovia)

1. Сharleston boу (L. Olias-K. Sсhwabaсh)
2. I Вelieve (E. Drake-I. Graham-J. Shirl-A. Stillman)
3. Stairwaу to heaven (Neil Sedaka-Howard Greenfield)
4. Рuрру love (Рaul Anka)
5. La dolсe vita (Nino Rota-Dino Verde)
6. The Madison time (R. Вrуant-E. Morrison)

1 9 6 2 


'Baile de brotos' - Bolão e seu sax-tenor - RCA Camden - CALB-5036  (1962)
com orquestras de Erlon Chaves e Francisco Moraes

1. Runaway  (Del Shannon-Max Crook) 
2. Tema do filme 'O Alamo' - The green leaves of summer (Dimitri Tiomkin-Paul Francis Webster)
3. Where de boys are (Neil Sedaka-Howard Greenfield)
4. Ilissos (Manos Hadjidakis)
5. Bobby, Bobby, Bobby
6. Yellow bird (Alan Bergman-Marilyn Keith-Norman Luboff)

1. Bat Masterson (B. Cordin-Havens Wray (David D.Rose)
2. Tonight, my love, tonight  (Paul Anka)
3. Little devil  (Neil Sedaka-Howard Greenfield)
4. Emotions (Ramsey Kearney-Mell Tillis)
5. C'est si bon (Andre Hornez-Henri Betti-Jerry Seelen)
6. Dance on little girl  (Paul Anka) 



1 9 6 2 





'Cha-cha-cha e Twist' é o LP mais raro de Bolão. 


Cha-cha-cha e Twist - Bolão e seu sax-tenor - RCA Camden  CALB-5059 - 1962


1. Happy José (O alegre José) - N. Malkin-J. Gonzales
2. Too much Chianti (Muito Chianti) - B. de Fillippi
3. The Twist   (Hank Ballard)
4. Let's twist again (Kal Mann-Dave Appel)
5. Twistin' USA (Kal Mann)
6. The Jet  (Kal Mann)


1. Kissin' on the phone (Leonard Whitcup-Earl Wilson)
2. Romeu  (R. Stolz)
3. I wanna thank you  (Kal Mann-Bernie Lowe-Dave Appell)
4. Bela Maria (Bella Marie) - Vandyke
5. Love land (Terra de Amor) - Paul Anka
6. Ya Ya   (Robinson)




1 9 6 3 


Dance Hully Gully com Bolão e seu Conjunto - RCA Victor - BBL-1268 - 1963

1. Hully-gully baby (Kal Mann-Dave Appell)
2. Baby elephant walk (Henry Mancini)
3. The loco-motion (Gerry Goffin-Carole King)
4. The Wah-Watusi (Kal Mann-Dave Appell)
5. Las Vegas (Laurie Johnson) 
6. The hully-gully (Fred Sledge-Clifford Goldsmith)

1. Mama Inez (Eliseo Grenet-Louis Wolfe Gilbert) 
2. Chariot  - J.W.Stole (Franck Pourcel)-Del Roma (Paul Mauriat)-Jacques Plante
3. La cucaracha (traditional) 
4. Blame it on the bossa nova (Cynthia Weil-Barry Mann)
5. Percolator twist (Lou Bideu/Bedell-Ernie Freeman)
6. I love (Hully-gully) (Luiz Gustavo-Menezes)

N.B.: Os bailarinos de hully-gully que aparecem na capa são o Conjunto Lancaster: 1. Paulo Cesar; 2. Neida; 3. Chupeta; 4. Brigitt; 5. Frank; 6. Kath; 7. Edson; 8. Anik.

1 9 6 4 


'Muito legal!'de Bolão e seu Conjunto - RCA Victor - BBL-1298 - 1964.



Bolão e seu Conjunto com arranjos musicais de Wilson Mauro

1. If I had a hammer (Hays-Pete Seeger)
2. America (Sondheim-Leonard Bernstein)
3. About noon (The Mar Keys)
4. Loddy low (Kal Mann-Dave Appell)
5. Rua Augusta (Hervê Cordovil)
6. Irma la douce (Marguerite Monnot-Alexandre Breffort) 

1. Lady of Spain (Tolchard Evans-Erell Reaves)
2. La bamba (traditional)
3. Sapore di sale (Gino Paoli)
4. Theme from 'Lillies of the field' (Amen) (Jerry Goldsmith)
5. Rhythm of the rain (John Gummoe)
6. Tzena, Tzena, Tzena (Michrovsky-Julius Grossman-Mitchell Parish)



Nesse LP dois 'cobras' se juntaram: Bolão, cujo conjunto é hoje um expoente da noite paulistana e best seller no cenário fonográfico, e Wilson Mauro, refulgente estrêla que, como pianista, vem iluminando os grandes centros de diversão noturna da Paulicéia. Está atualmente brilhando na boite Michel. Êste jovem pianista-arranjador diplomou-se em harmonia e contraponto e teve por mestre o grande Guerra Peixe. Wilson Mauro foi o idealizador dos magistrais arranjos as 12 faixas desse album, para o qual só podemos ter uma exclamação de louvor: MUITO LEGAL!  (Elmo Barros)

biografia de Bolão

Isidoro Longano, mais conhecido como Bolão em 16 Março 1925, em São Paulo-SP. Clarinetista, flautista e saxofonista, estudou com Leonardo Mauro, João Dias Carrasqueira e Nelson Ayres.

Iniciou carreira em 1944, integrando a orquestra de Fernando Arantes Brasil. De 1945 a 1948 atuou no Hotel Parque Balneário, em Santos-SP, com a orquestra de Jorge Fazolli.

Ainda em 1948, passou para a orquestra de Rud Warton, tocando na 'Vogue', no Rio de Janeiro, até 1949, ano em que também atuou com a orquestra de Georges Henry na boite  'Excelsior', e na Rádio Tupi de São Paulo.

Em 1950 fez parte do conjunto Robledo, acompanhando Caco Velho em gravação na Continental. Ficou com Robledo até 1953.

Entre 1954 e 1958, integrou a orquestra de Sylvio Mazzucca, apresentando-se na Rádio Bandeirantes e em bailes e shows. Em 1959-60 tocou com a orquestra de Osmar Millani.

Em 1960, iniciou o conjunto Bolão e seus Rockettes, que até 1963 atuou em boates, bailes e shows. De 1964 a 1968 trabalhou com a orquestra do Pocho, tendo, em 1967, entrado também para a orquestra da TV Tupi, onde ficou até 1974.

De 1958 a 1975 foi acompanhante em shows de cantores, internacionais e brasileiros. Integrante da Banda de Nelson Ayres, trabalha também como músico de estúdio em gravadoras.

Gravou LPs entre 1958 e 1972, na Fermata sob o pseudônimo de Bob Longano, na RGE como Edward Long, e na RCA, como líder do conjunto Crazy Cat’s.


Bolão in a rare photo taken in 1962 while he was interviewed by DJ Antonio Aguillar who said Bolão was the master of all saxophone players who ever played in rock bands after 1960.


Bolão in a 1977 photo. He didn't change much except for the huge sideburns that were 'in' then. 

No comments:

Post a Comment