Tuesday, 24 July 2012

Dudu dos Avalons

Dudú from The Avalons got old but kept on playing his banjo or his guitar. He grew a beard, a famous long moustache, left São Paulo and went to live near the surf in Santa Catarina a state in the south of Brazi. He's got two young sons who play with him in a band called Papadu (Father Du). 



Dudu, dos Avalons em apresentação no festival de jazz de Joinville-SC.


Dudu do Banjo ou Rei do Banjo é como o Dudu é conhecido nos anos 2000.


Papadú, banda de Dudu e seus filhos Emanuel e Ícaro.

Francisco Eduardo de Souza Pereira, conhecido como Dudu, e agora como Dudu do Banjo ou o Rei do Banjo, nasceu a 4 Junho 1935, em São Paulo.

Dudu iniciou carreira nos anos 50 tocando banjo com a Paulistânia Jazz Band junto com Booker Pittman e outros cobras do jazz. Em 1959 Dudu aderiu ao 'rock'n'roll' tocando guitarra solo junto ao seu irmão na baterista, no conjunto The Avalons, que gravou para a Young, gravadora independente, tendo 'China Rock' sido consagrado como o primeiro 'riff' de guitarra do rock instrumental brasileiro. 

No final de 1960, Dudu participa de uma famosa jam-session do jornal Folha de São Paulo, que é gravada e lançada em LP. Em 1962, Dudu segue para a Europa, imitando Buca [Pittman] seu ídolo, que tinha vivido em Paris antes da Guerra. Na França junta-se ao baterista Ney de Castro na banda Batucada Brasileira, tocando na La Grande Severine, casa noturna famosa na época. Conhece Miucha e se apresentam juntos nas ruas de Paris e em night-clubs. Vai à Grecia e apresenta-se em Mykonos e Atenas.  

Voltando ao Brasil, Dudu passa a tocar na Traditional Jazz Band, participando do New Orleans Jazz & Heritage Festival em 1975. No final dos anos 1990 forma a banda Papadu, com os filhos Emanuel e Ícaro. Atualmente mora em Florianópolis e atua com a Familia Papadu. 



Dudú careca na jam-session da Folha em 6 Dezembro 1960. 



Dudu toca com Booker Pittman na jam session do jornal Folha de S. Paulo em 5 Dezembro 1960. O LP é lançado em 1961 pela RGE.

XRLP 5.105

1.  The man I love [Ira & George Gershwin] 2:44
2.  Velhos tempos [Luiz Bonfá] 3:56
3.  I want to be happy [V. Youmans-I. Caesar] 5:43
4.  Gone with the wind [A. Wrubel-Here Magidson] 8:58

1.  Am I blue ? [Akst-Clarke] 3:15
2.  Saint Louis Blues [W.C. Handy] 3:46
3.  Sweet Georgia Brown [Bernie-Pinkard-Casey] 2:46
4.  Cheese [Dudu-Daniel-B. Pittman] 4:32
5.  Tiger Rag [Sharbaro-Edwards-Ragas-Shields-La Rocca-De Costa] 4:08

Disco gravado ao vivo pela RGE no auditório do jornal Folha de S.Paulo em 5 Dezembro 1960, na primeira de uma série de jam-sessions promovidas pelo jornal para divulgação do jazz. Dick A 1a. parte do show apresenta Dick Farney ao piano acompanhado por Luiz Chaves (futuro Zimbo Trio) no contra baixo e Heraldo do Monte na guitarra. A 2a. parte (considerada melhor pela crítica da revista Visão) tem Booker Pittman acompanhado por The Avalons, tendo Dudú na guitarra elétriaca, Paulinho na bateria, Daniel no baixo e outros.   

livro sobre a vida de Dudú:  http://issuu.com/leolaps/docs/a_saga_de_dudu_do_banjo


Miúcha re-encontra Dudú depois de muitas décadas; na foto menor, apresentação deles na Sorbonne, em Paris.

No comments:

Post a Comment