Thursday 28 June 2012

Session musicians

B O N E C A    -    L U I Z    D E    A N D R A D E
 
O responsável por essa gravação é um moço bom e pacato, de uma faculdade inventiva impressionante, e que pode ser considerado o maior instrumentista brasileiro de todos os tempos. Trata-se de Luiz de Andrade, conhecido nos meios musicais simplesmente como BONECA. Nada menos que 13 instrumentos executou Boneca para a feitura deste compacto-duplo: tonete, vulgarmente conhecido como ocarina, cavaquinho, violão, flauta, alaúde, fonoplás - instrumento inventado por Boneca, e de som gaiato - charango, bandolim, xilofone, clarinete, contra-baixo, oboé e guiro-sapo - outro instrumento inventado por Boneca. Isso sem contar copos, garrafas e outros utensílios, pois tudo, para Boneca, vale como instrumento musical.

Direção artística de Diogo Mulero, mais conhecido como Palmeira, da dupla Palmeira & Biá; para download das musicas de Boneca: 

Luiz Andrade - Boneca - EP 1965.zip - https://docs.google.com/file/d/13nPAJ0FsTUqLB9kNPfpN-UDO3c8d0i4MBGwzmHgT304-by5w5L_AMolvL9Xg/edit
A Continental, como outras gravadoras, as vêzes, usava seu arquivo de capas de discos para fazer novas. Aí vai a capa, supostamente original do disco do Boneca, que tinha saído alguns anos antes pela Continental.
Luiz de Andrade aka Boneca in a photo in 'Melodias', 1963. 
Esse LP do baixista Luiz Chaves, lançado pela RGE em 1963, é na verdade, um protótipo do que seria o Zimbo Trio a partir de 1964, já que 'Projeção' tem participação de Rubens Barsotti, futuro baterista do Zimbo, além de Hamilton Godoy ao piano.

Luiz de Andrade, o Boneca, comparece na guitarra, Demétrio, flauta, Hector Costita, sax-alto, Magno D'Alcântara, trompete e Carlos Alberto D'Alcântara, sax tenor.

1 - Berimbau (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
2 - Pra Que Chorar (Baden Powell/Vinicius de Moraes)
3 - Dan Chá Chá Chá (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli
4 - Tim Dom Dom (João Mello/Codó)
5 - Miss Balanço (Helton Menezes/Ed Lincoln)
6 - Tormenta (Luiz Chaves)

1 - Influência do Jazz (Carlos Lyra)
2 - Nós e o Mar (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli)
3 - O Samblues (César Camargo Mariano)
4 - Heloisa (Luiz Chaves)
5 - Estamos Aí (Durval Ferreira/Mauricio Einhorn)
6 - Telefone (Roberto Menescal/Ronaldo Bóscoli)

4 comments:

  1. Caramba, alguém conhece sobre o boneca. Voce tem esse vinil dele em audio mp3? Tem alguma maneira de disponibilizar, por favor? Qualquer coisa do Boneca é uma raridade pra se achar. Gostaria muito de mostrar esse som pra um amigo baterista de jazz que era amigo dele.

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. Luiz Andrade - Boneca - EP 1965.zip - https://docs.google.com/file/d/13nPAJ0FsTUqLB9kNPfpN-UDO3c8d0i4MBGwzmHgT304-by5w5L_AMolvL9Xg/edit

      Guilherme, aí vai o link para ouvir musicas do Boneca... espero que v. consiga acessar.

      Delete
  2. Olá, Guilherme,
    não que eu conheça muito sobre o Boneca, mas achei uma injustiça v. procurar em Google e não achar nada dele, porisso fiz a postagem, mas confesso que não sei muito, não. Eu tenho esse compacto, mas não tenho meios de dispô-lo em MP3. Vou pedir a meu amigo Beto Abrantes se ele pode fazer isso. Me parece que ele tem um LP do Boneca... aquele que estão vendendo por 300 reais no Mercado Livre. Mande-me seu e-address para eu responder numa eventualidade de conseguir o audio.

    ReplyDelete