Tuesday 5 June 2012

NICK SAVOIA

Nick Savoia was one of the many young acts who recorded for Young Records in 1959 and 1960. His real name was Arthur Monteiro Sabóia and he hailed from a well-to-do São Paulo family. As he had a romantic and independent mind he shunned the family business and joined Varig Brazilian Airlines to work as an air-steward so that he could travel the world.

He was a young man of 19, living in the USA when the rock'n'roll craze was high in 1956. He was fond of music and had a secret longing to become a rock singer. He knew a lot of rock tunes by heart and would sing at parties in the USA whenever the chance arose.

Nick was spotted by Brazilian Columbia Records A&P man Roberto Corte-Real who was in New York to sign Teddy Randazzo for TV Record in Sao Paulo and heard him sing at Randazzo's party. Corte-Real asked Nick to look him up in case he returned to Brazil.

In 1959, Nick decided to visit his mother in São Paulo and while he was here he looked Corte-Real up to renew their acquaintance but was summarily dismissed by him. But while waiting at his office, Nick happened to make friends with Alfredo Soares who took him to see DJ Miguel Vaccaro Netto who was just about to launch Young Records, a brand-new rock label.

As Nick was familiar with the English language he was signed by Vaccaro on the spot. He followed directions and recorded 'Since you've been gone' a Howard Greenfield-Neil Sedaka tune originally recorded by Clyde McPhatter for the Atlantic label backed with a cover of Bobby Darin's 'Mack the Knife'. Soon enough Nick Savoia would become the most popular male act at Young alongside Hamilton Di Giorgio. 

After Young's demise Nick signed with RGE and put out a few more singles. He usually was invited as a guest to sing at musical shows on TV until he retired from the music scene.  

compacto-duplo da Young com o melhor de Nick Savoia - 1960.
George Freedman, Nick Savoia & Danny Dallas dividem LP da RGE em 1962.
Nick Savoia canta 'Nunca aos domingos' em grego representando a Grécia no programa 'Musicas de todo o mundo' da TV Tupi. Theotônio Pavão acompanha o cantor poliglota.
Nick Savoia em reportagem da revista Melodias - Fev. 1963.
Nick em pose bem rock'n'roll para o album de fãs... revista Melodias de Fevereiro 1963

Nick Savoia, verdadeiro ídolo da nossa juventude!

Conhecemos Nick Savoia nas lides das Emissoras Unidas e podemos afirmar que o rapaz é um excelente profissional. Nick é um rapaz, de certa maneira, tímido, modesto, não tem medo de intrigas e calúnias maldosas, apesar de ter sido alvo de olhos gordos do meio onde milita.

Em 1958 Nick residia nos Estados Unidos e fez um grande circulo de amizade, mas depois de 12 anos a saudade era muita e o rapaz retornou à sua terra natal, São Paulo de Piratininga.

Seu verdadeiro nome é Arthur Monteiro Sabóia. Seu primeiro disco foi 'Hiccups' / 'Since you've been gone' para a etiqueta Young, logo seguido por 'Mack the Knife' / 'Cry'. 

Contratado pela RGE, lançou 'Baby face' / 'Calcutta' e agora nos apresenta um compacto-duplo com 'Old Man River', 'The wanderer', 'Amor a dois' e 'Raindrops'. 

Nick disse-nos que está contente com sua carreira e avisa que 'apesar da maledicência e inveja de um certo grupinho organizado por pessoas que ajudou no passado, a ordem é: progresso!'

Fez questão de frizar que está muito contente em poder trabalhar ao lado de amigos como Antonio Aguillar, DJ da Radio Nacional de São Paulo e Sergio Galvão, DJ da Radio Bandeirantes. Revista Melodias, Fevereiro 1963
Festa na casa do Nick Savoia em 1984; da direita p'ra esquerda: Albert Pavão, Nick Savoia, Marcos Roberto e Regiane olhando de lado.
na mesma festa em casa de Nick Savoia no Sumaré em São Paulo: esq. à direita: Antonio Claudio aka Danny Dallas, George Freedman, Miguel Vaccaro Netto, Regiane e Marcos Roberto.
Nota de falecimento de Nick Savoia

Nick Savoia faleceu no dia 9 Maio 2012. Estava hospitalizado há 30 dias e acabou não resistindo à uma complicação ocasionada por uma deficiência renal. Fico saudoso e guardo comigo os bons momentos e histórias que ele me contava. Ricardo Santos.
Vander Loureiro, Nick Savóia e Ricardo Santos na feira do Tangerino em 2006. 
Nick Savoia, sua mulher e seu filho Jean Patrick em 2007.

Nick Savoia 

Arthur Monteiro Saboia, *28 Fevereiro 1937, São Paulo-SP  + 9 Maio 2012 São Paulo-SP.

Cantor e compositor, da primeira geração de roqueiros brasileiros, artistas dedicados ao pop-rock. Uma de suas distinções era cantar e falar inglês fluentemente por ter sido comissário-de-bordo de empresas como a Eastern Airlines, chegando a residir fora do Brasil durante quase toda a década de 1950.

Voltando ao Brasil, foi descoberto em 1960 pelo radialista e produtor Miguel Vaccaro Netto e tornou-se um dos primeiros contratados da Young, gravadora especializada em rock'n'roll, que este acabara de fundar.

Regravando canções de originais quase sempre inéditos no Brasil – como o calipso "Hiccups", com Bobby Harris & Jimmy Harrison, "Bad Boy" do grupo doo-wop The Jive Bombers e "Mack The Knife", tema do musical 'Ópera dos Três Vinténs' de Bertolt Brecht e Kurt Weill, baseado na versão pop do cantor ítalo-americano Bobby Darin.

Nick se destacou entre os rockeiros, apresentando-se em programas da TV Record como Astros do Disco. Na Rádio Record teve programa especial apresentando 'Entrevista Orniex com Nick Savoia', que foi onde conheceu Tommy Standen, que se casou com a Kit, sua irmã adotiva. Standen faria sucesso nos anos 70 com o pseudônimo de Terry Winter, estourando com 'Summer holiday'.  

Depois que Vaccaro vendeu a Young para a Fermata, Nick foi contratado pela RGE, onde gravou um LP onde aparecia com 4 canções acrescidas de 4 de George Freedman e 4 de Antonio Claudio, que a esta altura tinha mudado seu nome para Danny Dalles. RGE também lançou um compacto duplo seu. Em 1963, inexplicavelmente deixou a RGE por uma gravadora menor, a Studio 7, gravando para ela apenas um compacto duplo.

Em 1964, Nick resolveu voltar a residir nos EUA, mesmo com a perspectiva de contratos com a gravadora Fermata e a TV Excelsior, trabalhando como comissário-de-bordo, desta vez a serviço da Varig e da Pan-American Airlines. Nick percorreu o mundo, só retornando ao Brasil em 1969, gravando então composições próprias, 'Todo amor que há comigo' / 'Nem quero lembrar', um compacto-simples para a Fermata, seu único em português.
 
Nick continuou se apresentando em shows ocasionais e gravando CDs independentes. "Pingos d'Água", versão em português que Nick fêz para "Raindrops", sucesso de Dee Clark, foi gravada por Tony Campello em 1962 para a Odeon. 

Discografia de Nick Savoia

1959 Hiccups / Since you’ve been gone

Bad boy / I go ape

1960 - Cry / Mack the knife

Mack the knife / That’s all / Bad boy / Cry

1961
Asalto en ritmon - LP com vários artistas da Young, lançado na Argentina.

Calcutta / Baby face

1962 - Ol’ Man River / Amor a dois / The wanderer / Pingo d’agua

1964 A kiss is a kiss / Moi et ma vie / Horas de espera / Tom Dooley

1969 

Todo amor que há comigo (Nick Savoia) / Nem quero lembrar (Nick Savoia)
2002 Remember

2003 Back to the sixties

Nick Savoia is back in Brazil in late 1969, after having spent the last 4 years living in the USA (since 1965). Nick was a changed man when he gave this interview to Intervalo TV Guide # 137, on 8 November 1969. He came to the conclusion that singing in English in Brazil was not the right thing... and for the first time he recorded a single (compacto-simples) for Fermata in which he sang 'Todo amor que há comigo' b/w 'Nem quero lembrar' penned by himself in his own native language.

Savoia not only criticized the foreign onslaught over the Brazilian charts but also the low-quality of TV programmes then especially gong shows where hopeful young singers were humiliated on national TV by scoundrel MCs that didn't give a damn about human respect. 

Nick Savoia is shown here in Pireus, Greece and in front of Parliament House in London, UK. After living abroad for so long Nick who was 32 years old in 1969,  realized that Brazilians should close ranks and look towards their own culture for foreign acts were sucking all the blood of Brazilians at large. Foreign hits abounded and took over Brazilian charts circa 1969. Intervalo # 137, 8 November 1969. 


NICK SAVOIA BLOGUEIRO


Surfando Google atrás de informação sobre Nick Savoia acabei encontrando um blog que o próprio Nick começou a fazer em 21 Novembro 2009, com o intuito de contar sua vida de cantor. Nick chegou a subir 3 postagens, mas ficou por aí mesmo.

Aqui vão as três postagens que Nick fez. São bem interessantes, pois ele comenta sua vida nos EEUU, onde viveu de 1953 a 1959, e sua decisão de ficar no Brasil quando começou a cantar profissionalmente:
 
Oi. Por uns momentos, vocês vão ler sobre uma pessoa que vocês provavelmente não conhecem. Mas quem sabe, com toda a informação que quero passar através do meu blog, vocês irão se familiarizar comigo. Aqueles de minha geração, e que gostavam de musica jóvem, certamente gostarão de me ver aqui e seguir o meu blog. Tenho muitos planos mas como sempre fui uma espécie de "porra-louca", deixarei que eles venham a tona aos pouquinhos e não tudo de uma vez. Pois bem. Tudo começou em 1959. Exatamente no começo dos famosos anos dourados. Tinha voltado dos Estados Unidos onde já estava desde 1953 e fui visitar um senhor muito famoso na época, que havia me ouvido cantar em uma festa. Este senhor chamava-se Roberto Corte-Real e era diretor-artístico da Columbia Records. Quando ele me ouviu cantar nos Estados Unidos, ele havia me convidado para gravar um disco caso eu voltasse ao Brasil. Depois de algum tempo, eu resolvi visitar minha mãe e vim à São Paulo. Achei que deveria, então, fazer uma visitinha à ele no estúdio da gravadora. Postado por Nick Savoia no sábado, 21 Novembro 2009.

O início de uma carreira, quase por acaso

Ao chegar na gravadora, senti uma espécie de frio na espinha e quase desisti. Mas, como estava ali, resolvi tentar. Falei com sua secretária e pedi para vê-lo. Ela foi gentil e pediu-me para sentar e aguardar uns instantes. Percebi que havia um outro rapaz sentado na ante sala, que parecia estar esperando também. Após alguns minutos, a secretária voltou e me informou que o Roberto Corte-Real, não poderia atender-me e que eu deixasse o meu numero de telefone. Expliquei a ela que insistisse pois eu era o rapaz que ele havia convidado nos Estados Unidos para procura-lo, caso eu viesse ao Brasil, pois ele tinha gostado muito de minha voz. Logo em seguida, a secretária voltou e disse que ele não se lembrava. Pensei em uns dois ou três palavrões para dizer mas fiquei na minha. Quando estava para sair, o rapaz que estava sentado ao meu lado, me pegou pelo braço e me perguntou se eu era cantor. Expliquei a ele que tinha sido uma casualidade o Roberto me escutar em New York, pois estávamos na mesma festa do Teddy Randazzo e, por coincidência, eu tinha cantado. Ele abriu os olhos de uma forma que parecia ter achado uma "new star" e imediatamente disse que me iria levar ao programa do Miguel Vaccaro Netto para me apresentar a ele. Disse também que o Miguel havia lançado uma nova gravadora, a Young Records, e que estava recrutando novos talentos que cantassem em inglês.  Postado por Nick Savoia na quarta-feira, 25 Novembro 2009

Young Records, here I come!

Chegando à Radio Panamericana, fui levado ao estúdio onde o programa jovem do Miguel estava sendo transmitido e tive que esperar até o fim para poder ser apresentado à ele. Fiquei muito bem impressionado com tudo pois havia muitas garotas assistindo ao programa e imediatamente começaram a perguntar ao Afonso Soares, seu assistente, quem era eu, se eu era um novo cantor etc e tal. O programa era ótimo e me diverti bastante. Assim que terminou, fui apresentado ao Miguel e trocamos um bom papo sobre o meu "background".

Disse ele então que eu teria de fazer um teste. Quase urinei na calça. Fiquei apavorado e expliquei a ele que eu jamais tinha sido bom em testes. Ele deu uma risadinha e sugeriu, então, que eu gravasse um acetato com pelo menos 4 musicas e trouxesse à ele. Legal... pensei! Mas com quem? Quem iria me acompanhar? Foi quando, como por milagre, o Afonso sugeriu um conjunto chamado The Scarlets, que o havia procurado dias antes.

Fomos então à casa de um dos integrantes do conjunto e após eles concordarem, começamos a ensaiar. O gozado é que este acetato ficou muito melhor que o nosso primeiro disco "Hiccups" acoplado por "Since you´ve been gone". No acetado minha voz estava muito boa e o conjunto esteve muito bem. No disco, fiquei com voz de um pato molhado e o conjunto com um som desses de parquinho-de-diversões de bairro. Mas, mesmo assim, o disco vendeu muito bem e tornei-me o campeão de vendas da Young.

Postado por Nick Savoia na sexta-feira, 27 Novembro 2009.

6 comments:

  1. Muita Saudade desse grande Artista , um grande amigo tinha grande admirasâo pela pessoa linda que foi o Nick , Deus o Ilimine la onde ele esta. adorei a página , obigada

    ReplyDelete
  2. George Freedman, ao tomar conhecimento ontem, 19 de novembro de 2012, sobre o falecimento do amigo Nick Savóia, escreveu:

    "Lucinha, estava lendo o blog do NIck Savoia e , me assustei com a morte prematura dele. Como as coisas acontecem sem que tomemos conhecimento. Arre! Esse planeta nos reserva cada uma...!!! Fui muito amigo dele e fiquei muito triste ao tomar conhecimento da "passagem" dele..., muito triste!!! Ele era um intérprete excepcional, tinha uma voz firme e forte, agradável de ouvir. Ele foi um cantor da pré-jovem-guarda. Um sujeito decente e de bom caráter. Nunca mais, havia ouvido falar dele. Não nos víamos desde os tempos da RGE..., que saudade!!! Uma pena, ele ter ido esse ano..., deve ter deixado muitos amigos!!!..., entre eles ..., eu!!!"

    ReplyDelete
  3. obrigado à Lucinha Beatle por ter compartilhado conosco a reação de George Freedman ao saber da morte de Nick Savoia. Provavelmente ele ficou sabendo por esse blog, já que o blog do Nick foi um 'flash in the pan'... durou pouquissimo... ele logo se 'cansou'. Sim, o Nick gostava muito do Freedman, tanto que contou uma 'causo' interessante que se passou com eles dois e a cantora Dircinha Costa... hilário. Pergunte ao George para saber se ele ainda se lembra. Aconteceu num ônibus, qdo. uma 'caravana' de cantores ia de A a B... o Nick e o George falavam em inglês e a Dircinha não gostou muito e fez baixaria... Obrigado.

    ReplyDelete
  4. I loved the article, I found it quite complete .. Congratulations

    ReplyDelete
  5. Congratulations on the content of the article, I found it very good! And I also liked the blog itself, I recommend it!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks, Elias for your kind comment. I tried as hard as I could. The best part of it is obviously the bit Nick himself wrote about him in a blog he started a few months before he died.

      Delete